terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Mini-Preview: Temporada 2015-16 do Cavs (PARTE 2)



Metade da temporada já se foi, e o Cavs tem um recorde de 31 vitórias e 12 derrotas. Para um time que jogou mais de 20 partidas sem Kyrie e Shumpert, ter esse recorde é muito bom, principalmente se compararmos com o ano passado.

Mas, com as derrotas para Spurs e GSW na semana passada, o clima lá em Cleveland - que já era estranho - ficou muito esquisito. Então, o GM David Griffin resolveu demitir David Blatt, e dar um upgrade no Tyronn Lue - de associate Coach, para Head Coach.

E aí, como fica o Cavs? O que esperar para o restante da temporada? Pois é, essa e outras perguntas serão respondidas em mais um Mini-Preview da temporada 2015-16. (Caso você não tenha visto a primeira edição, acesse aqui)

Convidei, mais uma vez, o pessoal que fala sobre o Cavs diariamente lá no Twitter/Site do Cavaliers Brasil. Vamos para as perguntas...

1. O que achou da demissão de David Blatt e a contratação do Tyronn Lue? Acha que o novo Head Coach vai dar certo no comando do Cavs?


Arthur (@Le_BR_on): Achei a demissão estranha, ainda mais pelo timing. Mas, com todos os relatos de jornalistas que acompanham o time, e as palavras do GM David Griffin, era uma coisa que ia acontecer mais cedo ou mais tarde. E que só não aconteceu na offseason porque o Cavs se superou nas Finais, conseguindo levar aquela série pro 6º jogo. Nosso GM falou que foi muito fácil renovar com os atletas - tirando Tristan Thompson, né, Griffin? rsrs. Ele disse que os jogadores compraram a idéia de trazer um título pra Cleveland, e por isso achava que o astral no vestiário ia melhorar. Mas...

Acho que Tyronn Lue pode dar certo. Mas essa história de colocar o Cavs pra correr... hmmm... sei não. Principalmente contra o GSW (que podemos encontrar nas Finais de novo). Mas eu gostei do que ele falou em envolver o K-Love no ataque, dar mais arremessos pra ele em posições em que o nosso PF se sente mais confortável. Nesse momento, só resta torcer pra dar certo.

Marcelo (@Cavsbrasil)Não gostei da demissão do Blatt, eu gostava dele, mas quem acompanha o dia a dia dessa equipe, diz que chegou a um ponto que não tinha mais como ele continuar, então Cavs teve que demiti-lo.

Tudo que li sobre Lue são coisas positivas, mas não conheço a fundo o trabalho dele, até porque ele nunca foi técnico na NBA, então fica difícil dizer. Mas sei o que ele quer implantar no Cavs, que é um estilo mais rápido de jogo, com uma utilização de Love maior. Espero que dê certo.

Guilherme (@CavaliersBrasil)Pessoalmente não, mas nós temos que olhar vários aspectos. Demitir um treinador tão vitorioso e que está levando seu time pra vencer o Leste é, no mínimo, estranho. Precisa haver um motivo interno muito forte. E havia, apesar de não perfeitamente revelado. Então, pelo lado dos jogadores, era algo que precisava ser feito. Para a franquia, é um risco que eles precisavam assumir, já que a entrega dos jogadores em quadra é fundamental para o sucesso, porém ela fica com a imagem manchada, pois vai ouvir de todo lado que é uma franquia "inconsistente", "Amadora", o que não ajuda quando você é um mercado pequeno. Para a liga, não é uma coisa boa também, por isso ressoou, nos quatro cantos, a reclamação dos demais treinadores pela ação dos Cavs. Cleveland não deu uma chance de Blatt ser campeão. Era evidente que se o título não viesse esse ano, ele perderia o cargo, mas Blatt não teve a oportunidade de jogar uma Final com chances reais. Mas nesse mercado, não se trata de justiça. Se trata de vencer e manter seus atletas felizes. Porém quando você adiciona o Lue no lugar do Blatt, você corre muito risco. Lue não tem experiência de treinador e tem agora a missão de fazer o time jogar melhor do que o que vinha jogando. Ou seja, não basta um recorde tão bom (30-11), mas tem que jogar melhor. Você coloca uma grande responsabilidade sobre o time  e diz a torcida que o time vai crescer, abrindo espaço para que esta torcida seja (ainda mais) exigente. É uma ação muito arriscada. Mas certeza que Griffin não é louco de não ter medido todos os riscos. Mas no fim das contas, "dar certo nos Cavs" significa ser campeão. E talvez ainda não seja nesse ano que os Cavs vençam a liga, porque muitas vezes não depende de você, se houver do outro lado um time num momento especial, independente de quem seja o treinador.

Fernando (@cavs_br)Ainda acho muito precoce para tomar alguma opinião sobre a demissão de Blatt, pois tudo ocorreu de forma muito inusitada e que ninguém esperava. Mas pelo o que vimos, o GM do Cavs, David Griffin, viu que a decisão tomada era a melhor para o Cavs neste momento. Acredito que a demissão de Blatt não passa pelos números, mas sim pela forma de trabalhar dele, com os jogadores e com LeBron James. E torcemos para que, com Tyronn Lue isso mude e que ele dê certo no comando da franquia. 

Magno (@CavsDepre)A demissão não era o esperado, mas também não foi nenhuma loucura, como nosso GM disse, Lue é o melhor para o Cavs HOJE, e eu acho que o novo Head Coach tende a melhorar a equipe.

Alexandre (@KyrieIrvingBR)Não concordei, mas quem tá lá dentro sabe o que está acontecendo. Sim, Lue, assim como Blatt, é um cara inteligente, e os jogadores parece que gostam bastante dele.

Lucas (@LucavsXavier)Creio que a demissão tenha sido precipitada, se esta não tiver sido motivada por problemas entre o treinador e os jogadores. Não vejo Ty Lue promovendo as mudanças que o Cavs precisa, como a maior inclusão de Love no movimento ofensivo e no post game, pois ele já poderia ajudar nisso com sua anterior função de auxiliar técnico. De qualquer maneira, melhor trocar o treinador na metade da temporada do que em seus momentos finais.

Amauri (@amauritadeu)Não achei justa, pois se for comparar com a temporada passada, estamos melhores. Blatt ajustou o time, mas talvez não da forma que os donos queriam. O problema para Lue é ajustar o time durante a temporada, algumas derrotas a mais que o previsto devem acontecer por conta desses ajustes. 

2. Você acha que alguém tomará o 1º lugar da Conferência do Cavs?


@Le_BR_on: Não. Embora o Raptors esteja bem, com uma pegada boa, não acredito que vamos piorar tanto com a troca de comando. Ficaremos com a 1st seed sim.

@CavsbrasilNão. Muito difícil, por mais que Cavs passe agora por um momento de adaptação, o talento da equipe é muito grande.

@CavaliersBrasilDefinitivamente, não. Apesar de Toronto ser uma ameaça real, Cavs deverá vencer o Leste e avançar para os Playoffs em primeiro lugar.

@cavs_brNão, apesar da mudança do Head Coach, acho que o Cavs está muito consolidado e falta apenas alguns ajustes para o time engrenar de vez. E também, não vejo alguma outra franquia com qualidade superior a ponto de tomar a 1st seed do Cavs.

@CavsDepreO leste é nosso!

@KyrieIrvingBR: Nope.

@LucavsXavierNão. Seria necessário uma atuação muito desastrosa de Lue para que isso aconteça.

@amauritadeuAcredito que não, mas Toronto e Bulls vão incomodar bastante.

3. Qual será o recorde do Cavs nos 41 jogos que restam na temporada?


@Le_BR_on: Se repetirmos o recorde da primeira parte da temporada está ótimo, ainda mais com a troca de Head Coach. 

@CavsbrasilMuito difícil dizer, então o que resta é chutar, puro palpite. Cavs fará 31-10 e vai terminar a temporada com 61 vitórias e 21 derrotas.

@CavaliersBrasilCavs vai capengar no início de Lue, mas temos uma agenda boa, que nos permitirá um recorde próximo das 30 vitórias. Vamos chutar um 28-13.

@cavs_brAvaliando os próximos confrontos e como está a condição do Cavs no momento, acredito que o recorde irá ser na margem dos 31-10.

@CavsDepreRapaz, espero que consiga mais 27 vitórias. Por dentro eu quero muito dizer mais 35, mas vou me precaver.

@KyrieIrvingBR: Acredito em um recorde de 35 vitórias e 6 derrotas.

@LucavsXavierÉ sempre difícil esse tipo de palpite, mas creio que nossa equipe repita as 30 vitórias (ou algo próximo disso) nos jogos que virão.

@amauritadeuErrei feio nos palpites do início da temporada... mas acredito em um 30-11.

4. Quais times, ao lado do Cavs, você acha que terá mando de quadra nos playoffs?



@Le_BR_on: Raptors, que está muito bem, Bulls e... uhmm... Hawks!? Gostaria de dizer Pacers, mas não vejo Indiana um time tão constante como Atlanta. Acho que a equipe comandada pelo Bud garante o mando.


@CavsbrasilCavs e Raptors acho que são as duas certezas, Raptors melhorou muito. Depois disso vou apostar no Hawks e no Bulls, apesar de não levar tanta fé nesses dois.

@CavaliersBrasilNo Oeste o mando deve ser do Golden State Warriors, apesar de os Spurs ficarem muito próximo. No Leste, quem vai jogar em casa deverá ser o Toronto, Atlanta e Bulls. Mas eu não ficaria surpreso se os Pacers tirasse essa vaga do Bulls.

@cavs_brA briga está muito boa, então fica meio difícil cravar quais as equipes, mas hoje eu diria que junto com o Cavs, vejo Raptors, Hawks e Bulls conquistando o mando. Acredito que Toronto e Atlanta estão muito a frente das demais equipes do Leste; Vejo o Bulls como uma equipe mais preparada que as demais que vem abaixo, e que só não está em uma posição melhor porque andou deslizando nas últimas partidas no United Center.



@CavsDepreBulls, Heat e Hawks.

@KyrieIrvingBRBulls, Raptors e Pacers

@LucavsXavierToronto e Chicago com certeza. A quarta vaga será mais disputada, mas não acho que haverão grandes mudanças e Atlanta confirmará a posição que ocupa atualmente

@amauritadeuToronto, Bulls e Atlanta.



Vocês podem seguir todo mundo que participou desse post lá no Twitter clicando AQUI.

Comenta aí embaixo se concorda ou discorda com alguém, e o que você acha que vai acontecer com o Cavs no restante da temporada.

Valeu, galera. Abraço! #GoCavs #CavsBrasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário