sábado, 2 de janeiro de 2016

Em um lugar melhor


Não deixe as estatísticas te enganarem. LeBron James e o Cleveland Cavaliers estão 'em um lugar melhor'.

O início de 2015 do Cavs não foi feliz. Aliás, pra ser sincero, foi decepcionante. Varejão se machucou dia 23/12/2014, e entramos o ano seguinte com os diagnósticos de Andy fora da temporada e James machucado, fora por 2 semanas.

Além do time estar jogando mal (Cavs perdeu até pro Sixers), ficou provado por A+B que Love não se adaptou bem no Cavs, e que a equipe não jogava pra ele - naquelas duas semanas que LBJ passou "de molho". A gente contava os dias para o Bron voltar. E mesmo quando ele voltou, dia 13 de janeiro de 2015, contra o Suns, o Cavs perdeu a 6ª seguida.

LeBron precisava das duas semanas fora, o corpo dele precisava de um descanso. Costas e joelhos do LBJ estavam no limite.

Depois de 89 jogos, quase 3.300 minutos jogados (contando playoffs), e uma segunda injeção nas costas, LeBron parece estar mais saudável e mais feliz do que há um ano. Podemos dizer o mesmo do Cavs, já que Blatt está com o elenco inteiro disponível - e eu espero que continue assim até o fim da temporada.

"Eu vou jogar hoje, vs Orlando, então claro que eu estou melhor do que estava um ano atrás", disse LeBron. "Eu me sinto bem melhor depois do feriado de fim de ano, do que no ano passado. Minha condição física está tão boa quanto pode ser depois de jogar 13 anos na NBA."

Cleveland lidera o Leste com uma campanha de 21-9, bem diferente do ano passado. Cavs estava 18-14 na temporada, sendo 5º lugar da Conferência. A grande maioria das vitórias, na atual temporada, vieram sem Kyrie e Shump - que voltaram na 3ª semana de dezembro.

Então, se levarmos em consideração, que o nosso melhor jogador está saudável, e o elenco inteiro está disponível, sem nenhuma contusão, o Cavs está MUITO melhor do que estava há um ano. Porém, as stats do LeBron não mudaram.

Nas últimas duas temporadas, LBJ jogou 29 partidas até o dia 1º de janeiro. Ano passado, nesse período, James estava com médias de 25.2 ppg, 5.3 rpg e 7.4 apg, em 37.5 minutos por jogo. Ele estava com 48.8% FG, 37% das bolas de 3, e 74.3% da linha do lance livre.

Nesse ano, depois de 29 jogos, LeBron tem médias de 25.7 ppg, 7.4 rpg e 6 apg, em 36 minutos por jogo. Ele está com os mesmos 48.8% FG, só que caiu muito nas bolas de 3, agora só 25% nas bolas longas. Ah, e os lances livres também caíram, nessa temporada são 72% de aproveitamento.

"Eu sempre joguei melhor depois do All-Star Weekend", disse LBJ. "Eu entendo o quão importante é a primeira metade da temporada, não quero desrespeitar ninguém. Mas, pra mim pessoalmente, eu sempre meio que atinjo meu melhor momento técnico e físico depois do All-Star Break. Meu corpo se acostuma com as repetições, eu consigo entrar em um ritmo bom, meu corpo se acostuma com as viagens e back-to-backs. Eu sempre vi essa parte da temporada como um novo começo, como se a temporada tivesse se iniciando ali."

LBJ perdeu duas semanas de treinos, e 5 dos 7 jogos de pré-temporada, após aquela segunda injeção no início de outubro. James falou que há a possibilidade, caso seja necessário, fazer o procedimento outra vez (o que faria ele perder mais duas semanas). Blatt, contra a vontade do LBJ, planeja descansá-lo algumas vezes durante a temporada, como já aconteceu nessa temporada, no jogo vs Heat. Bron já falou que queria jogar os 82 jogos, mas convenhamos, algo bem difícil de acontecer.

"Eu acho que ele está bem saudável", disse David Blatt. "Ele tinha condições de ter jogado todos os jogos da temporada, inclusive naquele jogo em Miami. Mas eu o tirei da partida. Contra a vontade dele, mas eu não queria que ele jogasse naquele back-to-back horrível que jogamos. Acho que ele está bem, forte e saudável. Quando, e se necessário, diminuiremos a carga de jogos/minutos dele."

Sim, Blatt. Espero que você faça isso mesmo. Quero ver o Cavs chegar inteiro nos playoffs - e que consigamos ficar o máximo possível inteiros. O maior adversário de Cleveland na pós-temporada foi as lesões. Espero que elas fiquem longe da gente nessa temporada.

#GoCavs #StayHealthy #CavsBrasil

Fonte: cleveland.com


Um comentário:

  1. Amigo, como sempre, mais um grande texto sobre o Cavs e, claro, sua cara, LeBron James.

    Inegável que nossa campanha, apesar de oscilante (como sugeri em uma votação no Twitter) é muito melhor, mais contundente e mais forte que a da Temporada 2014/2015. Nessa altura, ano passado, um sexto, sétimo era bem viável (nunca é demais lembrar que o King jamais achou que chegaríamos aonde chegamos já no 1º ano de seu retorno à Cleveland).

    O AllStar é um divisor de águas, claro, até porque as trades acontecem nessa época, portanto, se o 23 prefere essa fase da season, quem somos nós para discordar.

    Tenho um pensamento que acredito ser bem coerente. De nada adianta ser o melhor na parte 2015 da Temporada 2015/2016 e chegar nos playoffs caindo aos pedaços.

    Michael Jordan, do alto de sua magnitude, tem um pensamento bem interessante sobre a East Conference: Você precisa ter um elenco forte que no final das contas terá que bater o time de Lebron James....

    Portanto, vamos, jogo-a-jogo, construíndo nosso caminho e no final da história trazer o tão esperado troféu para Cleveland.

    Mais uma vez, amigo, parabéns pelas análises abalizadas do nosso ídolo LeBron e do nosso Cavs.

    Abs @Flopes72 - Twitter

    ResponderExcluir