segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Guia da temporada - PARTE 2


A parte dois do Guia está aqui. Dessa vez, falei sobre o Big3, os role players e o Rookie. Falei um pouco sobre eles, sobre o que espero deles, e as funções que os mesmos vão desempenhar no time.

Então, vamos lá...

O que esperar do Big Three?


Pelo pouco que vimos na pré-temporada, K-Love parece mais à vontade, com mais confiança. Kyrie ganhou muita moral, e muita experiência de junho pra cá. Foi pro Rio disputar (e vencer) as Olimpíadas, ganhou um título da NBA jogando muito. E LeBron... Bem, ele é o LeBron.
Espero ver K-Love exigindo mais a bola, querendo jogo. Espero ver o time confiando mais nele também. Acredito que Love irá pro All-Star Game de 2017... jogo pra isso ele tem, só nos resta ver se ele vai conseguir mostrar tudo que ele é capaz de fazer.

Kyrie vem pra se consolidar como um dos melhores armadores da Liga. Com a atuação dele nas Finais desse ano, muita gente já o considera como um dos melhores, mas muitos também olham pra ele com desconfiança. E uma temporada sólida, com boas atuações deve colocá-lo nesse nível dos melhores da NBA. 


Desde o início da carreira, Kyrie já falou muito da "Mamba mentality", se referindo ao Kobe e sua forma de encarar o jogo. E durante as finais, quando Cavs tava perdendo por 3-1, e jornalistas atacavam todos os jogadores do Cavs, fizeram muitos comentários do Kyrie, inclusive de que ele deveria dar mais assistências, que um bom armador da NBA tem que ter mais do qie só 4 assists por jogos em uma NBA Finals. Ao ouvir tudo isso, Ty Lue disse pra ele, "sabe qual o segredo do Kobe pra ter a tal Mamba Mentality?! Não ligar pra nada que as pessoas falam. Não tente jogar de uma forma diferente por causa deles, jogue sendo você mesmo". No jogo seguinte, Kyrie foi lá e anotou 41 pontos. Estou querendo ver como vai ser a próxima temporada dele, depois que ele descobriu esse segredo.

Vai ser a primeira temporada da carreira que LBJ não vai jogar com pressão. Quer dizer, pressão ele sempre vai ter, mas nessa temporada, comparando com as últimas dez, a pressão vai ser bem menor. LeBron trouxe o título pra sua cidade, ganhou seu terceiro título da NBA, ganhou mais um prêmio de MVP das Finais, e deixou de ser o grande vilão da Liga. Kevin Durant levou o papel de bad guy, levou também a pressão lá pra Oakland.

Estou ansioso e animado pra acompanhar essa próxima season do King. Ele deve quebrar mais recordes, e subir nos rankings de pontos, rebotes, assistências e roubos de bola. LeBron tem tudo pra ser o MVP. E acredito que ele vai. Curry e KD, os últimos campeões do prêmio, estão jogando juntos. É bem provável que os dois "se atrapalhem". Oportunidade perfeita pro LBJ. O King precisa disso pro seu legado, e ele sabe. Acredito que LeBron James vem pra ser o MVP da temporada regular pela 5ª vez na carreira. (Se vai ser ou não, só o tempo dirá)

Kay Felder, futuro ou presente?



O Rookie tem tudo pra ser o nosso futuro, mas pode ser o nosso presente. Com a aposentadoria de Mo Williams, Cavs não tem armador reserva. Ty Lue já falou que o elenco e a comissão técnica confia em Felder pra assumir esse papel. Até aí, tudo bem. Mas, Lue colocou Shumpert pra liderar a segunda unidade do time. Tá, de fato, Shump não jogou mal, porém... É pré-temporada. Todo mundo sabe que o camisa #4 do Cavs não é bom batendo a bola...

Espero que Lue coloque Felder pra ser o backup PG do Cavs. E, mesmo que ele não confie no calouro, pelo menos coloca o LBJ pra fazer esse papel. Ou o Jordan McRae. Qualquer um, menos o Shumpert.

Dunleavy e Birdman podem ajudar?



Sim, eles podem ajudar muito. Os "novos" reforços do Cavs são veteranos na Liga, com bastante experiência e, a melhor parte, com jogos que se encaixam com o do LeBron.

Dunleavy é o cara que vai ficar parado na zona morta só esperando o LBJ fazer aquele cross-court-over-the-defense-bullet pass. O camisa #3 do Cavs vai espaçar a quadra pra LBJ, Kyrie e Love poderem jogar mais à vontade no 1-vs-1.


Já Birdman, mesmo não tendo bom arremesso de longe, vai ser importantíssimo nos Pick-and-Rolls, nos rebotes, e no que ele tem de melhor... Trazendo MUITA energia pra quadra. Ele vai ser reserva do Tristan Thompson, ou seja, sempre teremos alguém disputando pelos rebotes, e por qualquer bola perdida. Birdman já jogou com LBJ em Miami, e tem tudo pra repetir o sucesso. 

O que esperar dos role players?



JR Smith, Tristan Thompson, Iman Shumpert, Richard Jefferson e Channing Frye serão importantes demais. Embora LBJ já tenha provado que consegue levar qualquer time pras Finais, é bom que os role players consigam desempenhar seus papéis pra ajudar a equipe. Além de serem peças essenciais dentro do vestiário, RJ e Frye são os veteranos que podem, e vão, ajudar bastante o Cavs, assim como foi na temporada passada.

JR Smith e Tristan Thompson foram fundamentais em 2015-16, e não espero que seja diferente. Ajudando na defesa, e acertando aqueles arremessos malucos, sem JR, a gente não teria sido campeão. E não, não é exagero. Muita gente não lembra, mas aqueles 8 pontos seguidos do Swish no início do 3ºQ do Jogo 7, colocaram o Cavs de volta na partida. JR não é só o cara maluco das tatuagens, ele é muito importante pra equipe. Muito.


"O Tristan Thompson é aquele cara que só pega rebotes, né?!" A resposta pra essa pergunta é não. Não, ele tem outras funções, e desempenha todas elas exatamente da forma que o Cavs precisa. TT é muito importante no Pick-and-Roll defensivo, por ser ágil, ele consegue trocar de marcação e defender o armador do outro time bem. Tristan é o cara que dá versatilidade ao time. E claro, ele também é o cara que disputa todos os rebotes, TODOS. Se alguma mina estiver dando bobeira dentro do garrafão, pode ter certeza que o TT pega. Segundo Ty Lue, Thompson está desenvolvendo um arremesso próximo do garrafão. Isso pode ajudá-lo bastante no lado ofensivo. Ele terá a opção de fazer o Pick-and-Pop, e arremessar sozinho, já que todo mundl espera que ele vá em direção à cesta.

Iman Shumpert é o nosso especialista de defesa. Não é muito bom com a bola nas mãos, como já disse lá em cima, mas na defesa... Shump consegue marcar todos os jogadores de perímetro, outro jogador que possibilita as trocas, traz mais versatilidade. Sim, Cavs está ouvindo propostas pra talvez trocá-lo. Não sei se é uma boa, já perdemos Dellavedova - nosso outro especialista de defesa -, e agora Shump? Não sei não. Mas, como sempre, acreditarei no nosso GM, o Santo David Griffin.


É isso, galera. Espero que vocês tenham gostado, e que estejam prontos para a nova temporada da NBA.

Abraço e até a próxima! #CavsBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário