quarta-feira, 4 de novembro de 2015

LeBron não é um 'scorer'


Não, LeBron não é um scorer.

Essa frase ficou na minha cabeça o dia inteiro hoje. Depois de debater com um amigo (fã do Wade, não do Kobe) sobre LeBron ser ou não um scorer melhor que o Kobe, fiquei pensando "Como alguém diz que um jogador que se tornou o mais jovem a anotar 25 mil pontos não é um scorer?" Claro, LeBron não é um Kobe Bryant/Kevin Durant, são estilos de jogo um pouco diferentes, mas mesmo assim sabe colocar a bola na cesta - com muita facilidade em algumas ocasiões.

E, no fim do dia, a resposta apareceu pra mim. Não, ele não é só um scorer; e tudo bem, porque "reduzir" LeBron James apenas a esta palavra é quase um crime.

Chegar aos 25 mil pontos é sensacional, mas essa estatística limita seu estilo de jogo e o jogador que ele é. Acho que, pra expressar o que LBJ e o seu jogo representam, a melhor stat é: LeBron é o jogador mais jovem a chegar aos 25.000 pontos/6.000 rebotes/6.000 assistências. Agora sim a estatística está mais a cara do King James.

Na última segunda-feira, quando chegou a esta marca, LeBron foi aplaudido de pé pelos torcedores que estavam no Wells Fargo Center. Todos os fãs que estiveram na Arena puderam ver o all-around game do LBJ. Foram 9 rebotes, 11 assistências, 4 roubadas de bola e 2 tocos. Ah, e os pontos? 22.

"Isso só mostra o quão único LeBron James é", disse David Blatt. "Ele quase conseguiu um TD na mesma noite em que entrou no 'clube dos 25 mil'".

James se juntaria a Wilt Chamberlain, como os únicos jogadores que conseguiram um TD no mesmo jogo em que chegaram aos 25.000 pontos.

Durante o jogo, quando LBJ estava arremessando 3-11 FG, James Jones - sim, "o amigo do homem" - falou pro King se concentrar, e acertar os arremessos. LeBron respondeu dizendo: "Não existe um arremesso que a humanidade já criou que eu não consiga fazer". E, de fato, LeBron melhorou. Depois disso, acertou 6 de 8 chutes tentados. Not bad, huh!?

"Eu não ligo muito para pontuar", disse LeBron após a partida. E, realmente, James não liga tanto pra pontuação. Após passar Scottie Pippen e se tornar o ala que mais deu assistências na história da NBA, LeBron disse que estava muito feliz. Feliz como se tivesse conquistado um título da NBA.

Quando perguntado se o 'quase triplo-duplo' significava alguma coisa pra ele, LeBron respondeu: "Sim, e estou chateado por não ter conseguido o décimo rebote".

Ele também foi perguntado como tinha chegado à marca de 25.000 pontos, LBJ respondeu: "Eu joguei com companheiros de equipe sensacionais, e Coaching Staffs que me permitiram ser o melhor que eu podia ser toda noite".

Nenhum desses técnicos ou companheiros de equipe fizeram as cestas pelo LeBron, porque é responsabilidade dele (LBJ) fazer isso. Mas ele tem muitas responsabilidades desde o primeiro dia de NBA, e aprendeu a lidar com isso durante a carreira. Pegar rebotes e conseguir colocar seus companheiros na melhor posição pra fazer as cestas, pro bem da equipe. Além de, claro, pontuar.

Então, se alguém disser que o King não é um scorer, balance a cabeça e concorde. Ele é bem mais que isso.


Fonte: ESPN.com, NEOMG, cleveland.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário