sábado, 28 de outubro de 2017

A mudança no arremesso de LeBron James


Após uma leve lesão no cotovelo direito, LeBron se viu obrigado a mudar sua mecânica de arremesso nessa offseason.

Depois de um treino, o King chegou em casa e ouviu a mulher falar sobre seu cotovelo. "O que é isso no seu braço?", LBJ sem saber o que era, ficou sem entender. Rapidamente já entrou em contato com médico/personal para que fosse feito um raio-x e ressonância magnética.

Os dois exames voltaram negativos. Mesmo que o Rei não tivesse sentindo dor, nunca é demais investigar.

O cotovelo do LeBron ficou inchado, quase do tamanho de uma bola de tênis.


LBJ explica pra um jornalista da ESPN que ele não conseguia levantar muito o braço e nem flexionar para o chute. "Eu não conseguia fazer esse movimento", disse LBJ enquando imitava sua mecânica antiga de arremesso.

LeBron ressalta que não sabe de onde veio isso, e que essa lesão não teve NADA a ver com a derrota do Cavs nas Finais para o Warriors. Ele também explica que essa contusão era diferente da de 2010, que deixou o King arremessando com a mão esquerda naqueles playoffs.

Por causa do problema no cotovelo, o King teve que se adaptar, e mudar a forma do seu arremesso, pra que ele conseguisse continuar jogando.

E a mudança está dando certo. LeBron está com um aproveitamento melhor nos arremessos, arremessos de 3, e lances livres.

Depois do cotovelo melhorar, LBJ nunca voltou para o seu arremesso antigo. Ele simplesmente começou a chutar dessa nova forma em tudo. Bolas de três, lances livres, pullup...

"Meu arremesso está mais alto", disse LBJ. "Estou em um ponto da minha carreira que eu sei, e reconheço que uma mudança é necessária".

Nos quatro primeiros jogos da temporada, LeBron está com aproveitamento de 61.4% (43-70) nas bolas de 2, 44.4% (8-18) nas bolas de 3 e 88.2% (15-17) nos lances livres. Sim, é uma amostra muito pequena, mas é bem possível que o LeBron consiga manter. E é o que ele espera. Principalmente nos lances livres.

Em uma pequena analise, é possivel perceber que o antigo arremesso do LeBron deixava o braço dele paralelo ao chão.


Fazendo o arremesso não ser tão alto.

Mas o novo chute termina com uma elevação, uma espécie de diagonal pra frente e pra cima.

Fazendo o arremesso sair alto e fazendo a bola ter uma superfície maior pra entrar na cesta.


Vejam, Korver e Curry, dois dos melhores arremessadores da Liga, tem a tendência de elevar mais o braço na hora do chute. Por isso eles têm tanto sucesso no arremesso.


"Meu último objetivo da carreira é ter 80% de aproveitamento nos lances livres"

Korver, ao ouvir LBJ dizer isso, disse: "sério?", sem acreditar no que tinha acabado de ouvir.

"Esse é seu último objetivo da carreira?"

Korver ajudou Tristan Thompson, Richard Jefferson e está ajudando Cedi Osman a melhorar seus respectivos arremessos. Korver também foi importante no chute do LBJ.

O ala-armador veterano dizia que LBJ tinha que ter um arremesso mais sólido, mais firme. "Você é o cara mais forte da NBA, você tem que ter um arremesso mais firme".


E é o que está acontecendo, Kyle elogiou a mudança na mecânica de chute do King. Korver ajuda um pouco LeBron nos treinos, dando uma pequena orientação na forma de equilibrar seu corpo pra subir pro arremesso.

Korver depois comenta e desafia o King. Ao falar pro jornalista da ESPN Dave McMenamin, Korver diz que LeBron deveria ter o objetivo de conseguir um 50-40-90.

50% de aproveitamento nos chutes de quadra, 40% de aproveitamento nas bolas de três, 90% de aproveitamento nos lances livres.

Coisas que poucas pessoas fizeram na história. Bird, Nash, Mark Price, Dirk Curry, Jose Calderon, Reggie Miller, Durant.

"50-40-90 não, mas 50-40-85 é possível... Vamos ver...", disse LeBron. "O 50% de aproveitamento não é nada pra mim, eu tô quase chegando nos 60%", completou o King.

A melhor temporada do LBJ em aproveitamento foi em 2013-14, 56.7% de aproveitamento, com o Heat.

Nas bolas de 3, sua melhor temporada foi em 2012-13, 40.6%.

Korver completa dizendo que LeBron melhorou seu arremesso, desenvolveu um chute mais compacto, sólido. E espera que ele consiga continuar melhorando.

#KingJamesBrasil

(Via ESPN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário