quinta-feira, 7 de junho de 2018

LeBron, Nike, Adidas, e o contrato que poderia ter mudado a história


Há 15 anos, duas das maiores companhias de artigos esportivos brigavam por um jovem promissor.

De um lado, a Adidas queria ter mais um ótimo jovem jogador para ser a 'cara da marca'. Eles já tinham Kobe, imaginem se tivessem LeBron? A Adidas imaginou e era o que eles mais queriam.

Já a Nike, sabendo do potencial do garoto, e o vendo como O cara, queria assinar com ele de qualquer forma. Queriam muito.

O jovem LeBron James "sofreu" com essa guerra das duas marcas por ele. Chegou a jogar um torneio de High School patrocinado pela Adidas usando tênis da Nike, e em um torneio da Nike, usou Adidas.

Cada dia que passava, as duas marcas queriam cada vez mais assinar com o garoto.

Vocês conseguem imaginar com 17 anos e ter as seguintes coisas acontecendo com vocês:

1. Você acabou de ser capa de uma das maiores revistas de esporte do mundo, Sports Illustrated.
2. Os jogos de basquete do seu time do ensino médio foram transferidos pra o ginásio da maior faculdade da cidade porque cabe mais gente e tem uma melhor estrutura pra ESPN - o maior canal de esportes do mundo - transmitir os jogos
3. Duas das maiores marcas de artigos esportivos estão querendo te dar um contrato, com direito a signature shoe, comerciais e eventos com seu nome.
4. A escola PARA quando você chega. Tem professor seu te pedindo autógrafo...


Muita pressão e responsabilidade, né?! Não pro LeBron, que conversou inúmeras vezes com as duas marcas.

Nike, querendo um substituto pra grande estrela do momento, Michael Jordan, que tava se aposentando. Adidas querendo mais um jovem promissor, pra mudar a visão pra sempre de qual marca era a número 1.

A Adidas tinha Sonny Vaccaro, um dos executivos mais respeitados do meio. Um daqueles caras que todo mundo que gosta de tênis, acompanha basquete, sabe da existência.

Vaccaro conversou com LeBron, sentiu que a Adidas tinha chance. Falou com seus superiores, e chegou ao número de 100 milhões de dólares por 10 anos.


E agora, era hora de vender a ideia pra ele.

Vaccaro tinha que vender tudo que LeBron podia se tornar sendo da Adidas. Mesmo a marca já tendo Kobe e McGrady.

Pois bem, Sonny armou toda a situação. Buscou LeBron, sua mãe, e toda a equipe (advogados e pessoas próximas). Avião particular, de Ohio para Califórnia. Foram todos ver um jogo de playoffs do Lakers.

Depois disso, foram ao lugar onde LeBron estava. E quando Vaccaro abriu a proposta e mostrou pro LeBron, ele notou uma coisa diferente.

Invés de 100 milhões, o valor era de "apenas" 70.

"Não era bem o valor, e sim o que aquilo representava. Afinal, entre 70 milhões, e 90 (valor que a Nike ofereceu) não era tanta diferença, setenta milhões já era um bom dinheiro. Porém, o que me faz ser respeitado, o que me fez ter sucesso foi a segurança. Se eu te digo uma coisa, vai ser aquilo e pronto. Palavra mantida. E a Adidas mudou e não me avisou, foi sem duvidas um dos maiores erros da história por uma empresa de artigos esportivos", disse Sonny Vaccaro em uma recente entrevista.

"Ainda me lembro da situação, chamei LeBron e Gloria pra um canto da casa, expliquei tudo para eles", e os dois me abraçaram e disseram 'tudo bem, a gente vai ficar bem'.

Sonny Vaccaro repete algumas vezes que a Adidas errou MUITO.

Quando perguntado se ele tivesse oferecido os 100 milhões, LeBron teria assinado, ele respondeu, "provavelmente, ou talvez eu teria feito a Nike dar 120 milhões, nunca saberemos. Mas tínhamos uma ótima chance".

LeBron assinou com a Nike aos 18 anos, contrato de 7 anos e 90 milhões de dólares.


LBJ finalmente era da Nike. Diretores estavam com sorriso de orelha a orelha.

NA VERDADE, estão até hoje. Com uma das melhores escolhas que eles fizeram.

LeBron correspondeu a todas expectativas da marca, chegou em sua primeira final em 2007, ganhou seu primeiro MVP em 2009, seu primeiro título em 2012, o quarto prêmio de MVP da temporada regular em 2013, conquistou título para sua tão amada cidade em 2016, e está na sua nona final de NBA.

Mas, todo esse tempo que passou, a Nike teve que renovar seu contrato. E no último, eles fizeram questão de NÃO SE PREOCUPAR MAIS com isso.


Nike e LeBron chegaram a um acordo vitalício. Contrato, segundo as fontes, passa de 1 BILHÃO de dólares.

Além do que ele faz em quadra, LeBron é um atleta completo. Que faz eventos na China e as cidades onde ele vai param. Suas redes sociais são uma grande plataforma.

Quer um tweet do LeBron pra sua marca dar uma crescida? Então, meu caro, prepara algo em torno de 150 mil dólares.

LeBron também ajuda muito as crianças que, assim como ele(quando era pequeno), não tem condições financeiras tão boas. O King já garantiu a graduação na faculdade de 1.100 crianças através da LeBron James Family Foundation.

E que tal a construção de uma escola? LeBron, juntamente com o governo de Akron, está construindo a "I PROMISE SCHOOL".

E, claro, em todos esses eventos, empreitadas, decisões importantes dos negócios do King, e também, obviamente, dentro de quadra, a Nike está presente.


LeBron deu a Nike tudo aquilo que ela queria, um atleta completo, que fosse o rosto dela quando o assunto fosse basquete.

Sonny Vaccaro estava certo. A Adidas cometeu um dos maiores erros em não oferecer aquele contrato pro King.

"A discussão de 'qual marca é a número 1' poderia ter mudado pra sempre naquele dia", completou Vaccaro.

#LeHistory

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