domingo, 27 de outubro de 2019

O Amor pela gravata!


De onde veio a palavra "gravata"? A etimologia dessa palavra remete para um antigo vocabulário italiano que aludia à nacionalidade croata. Vários séculos atrás, os cavaleiros croatas costumavam levar um lenço preto atado ao pescoço, com o tempo, passou a conhecer-se como gravata um complemento do vestuário que consiste numa faixa alargada que se enlaça ou ata ao pescoço. 

As características e os usos das gravatas foram variando ao passar dos anos. Atualmente, a gravata é utilizada mais no vestuário masculino. As gravatas podem ser usadas em contextos mais formais, como em um casamento, uma audiência judicial, ou a nível laboral... 
***

E foi exatamente isso que aconteceu ontem no jogo do Cavs. Os jogadores, membros da comissão técnica, jornalistas e amigos que estiveram presentes, utilizaram gravatas. 


"Mas por quê?", você talvez esteja se questionando. O motivo tem nome e sobrenome, e uma história de vida SENSACIONAL.

Ontem, em Cleveland, o Cavs estreou sua nova arena, a Rocket Mortgage Fieldhouse. Além da estréia da arena, era home opener do Cavs (primeira partida da temporada em casa) e também era a comemoração pelos 50 anos de Cleveland Cavaliers. 

A noite era mais que especial, e precisava de um traje apropriado pra isso... Então, já que estávamos comemorando nossa história, que tal trazer um LINDO uniforme retrô? 


Bem, foi o que o Cavs fez. Direto dos anos 90, o uniforme que o time usará nessa temporada foi perfeitamente reproduzido pela Nike, coisa linda de ver o time na quadra retrô, com o uniforme retrô. 

Antes das festividades começarem, tivemos homenagens para os jogadores que tiveram suas camisas aposentadas. Todos foram apresentados diante da torcida, que fizeram muita festa pra receber cada um.

(O único ficou fora foi o Zydrunas Illgauskas, que não pode comparecer, mas que estará presente no próximo mês para o evento "Hall of Honor".)

A noite de ontem era pra ser diferente, inesquecível, não podia retratar o momento atual do Cavs na Liga. O grande ponto da noite era fazer os torcedores lembrarem de todas as glórias, bons momentos, e do futuro que promete ser bom com os garotos de Cleveland. 

Mas toda boa história precisa de um narrador, não é? 

E era isso que precisávamos relembrar. A nossa história, cheia de ótimos momentos, narrada pelo grande Fred McLeod.

**
Fred iria para a 15ª temporada seguida como narrador oficial do Cavs pela Fox Sports Ohio. Mas ele não tinha só esse tempo, e até mesmo não tinha só essa função. 

McLeod narrou jogos do Pistons por 22 anos. Chegou a narrar, inclusive, jogos do Tigers e do Lions, times de baseball e futebol americano, respectivamente. 

Em 1979-80, Fred fez sua primeira temporada como narrador, em Cleveland. Depois disso, foi para Detroit, onde adquiriu muita experiência para poder não só atuar como narrador, mas também como produtor multimídia. Em 2006, Fred voltou para Cleveland, e sua segunda passagem foi inesquecível. Inúmeros momentos em que a narração deixava o lance 10 vezes melhor. A parceria dele com Austin Carr deixavam jogos HORRÍVEIS divertidos de acompanhar. 


Fred, além de narrar e produzir conteúdo para o Cavs, era apaixonado por Cleveland. Era o verdadeiro embaixador da cidade, defendia com unhas e dentes... E era por causa desse Amor que as narrações ficavam tão boas. O hype não era só pra atrair sua atenção, era o que ele realmente estava sentindo. 

Fred narrava, produzia conteúdo, e torcia. Provavelmente, Fred era o maior torcedor do Cavs. 
**

Kevin Love chegou na NBA em 2008, (pouco depois de Fred ter voltado pra Cleveland) draftado pra ser A CARA DA FRANQUIA, e pra ser O cara também. Timberwolves tinha grande esperança em voltar aos dias de glória com o Amor. 

Love foi a principal peça da franquia por anos e anos, conseguindo recordes e grandes feitos... Porém, a franquia não parecia fazer o mesmo pelo Love, o Amor não parecia ser recíproco. 

Em 2014, com a troca Love-Wiggins, o Amor vem pra Cleveland. Se junta a Kyrie e LeBron para buscar o tão sonhado título, a tão sonhada promessa. 

A história mais sensacional do esporte americano estava prestes a acontecer. 

Depois do título, depois das saídas de Kyrie e LeBron, McLeod continuou Amando a cidade, continuou sendo uma das caras da cidade. 

**
Ontem, assistindo a partida, fiquei muito feliz de ver aquela atmosfera. 

Eu vi um time do Cavs jogando numa intensidade alta, com jogadores felizes, se divertindo, honrando a camisa. 

Falando em Amor pela cidade e pelo Cavs, Kevin Love continua sendo o nosso grande destaque da franquia. Ele já disse, e repetiu que quer ficar no rebuild. Ele quer permanecer durante todo o processo, mesmo que isso signifique derrotas, derrotas e derrotas. 


Love, um dos caras que tinha forte conexão com Fred, entendeu a importância de permanecer em Cleveland. Aprendeu a amar não só o Cavs, mas a cidade. 

Hoje, mais do que nunca, Love representa o passado, o presente e o futuro do time. Ele é a cara da franquia.

**
As gravatas são tiras de seda, algodão ou outro tecido que se fazem cair sobre o peito. Trata-se de um acessório estético que é usado sobre a camisa para camuflar os respectivos botões.
**


Fred costumava a dizer para todos, "você precisa ter 'O contato' para ter boas gravatas". Quando alguém precisava de uma boa gravata para uma ocasião importante, McLeod sempre passava o contato da pessoa que fornecia as gravatas pra ele. 


Fred tinha uma extensa coleção de gravatas, e ele se orgulhava muito de sua coleção. 

Por isso, depois de seu falecimento, Beth McLeod(esposa) decidiu mandar uma gravata para cada pessoa que Fred gostava, convivia, e já tinha tido grandes momentos juntos. 

Familiares, amigos, companheiros de trabalho, jogadores... Muitos receberam uma gravata, e a seguinte mensagem:


"Fred se orgulhava bastante de sua coleção de gravatas. Então, se você for para o Home Opener, ou para algum evento na nova arena (RMFH), ou tenha algum momento especial que queira utilizar uma boa gravata, use esta aqui. Deixe que o Freddy seja o seu 'contato' de boas gravatas."

Assim como uma boa gravata, que disfarça os botões da camisa, a vitória do Cavs conseguiu disfarçar bem o verdadeiro motivo de estarmos tão emocionados na noite de ontem. 

Obrigado por tudo que você fez pela franquia, Fred. Sem dúvida alguma, a 'wine and gold winner' de ontem foi para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário