Fala, galera, beleza?
Tô de volta por aqui pra trazer uma análise da temporada até aqui. Chamei alguns torcedores, incluindo os dois ADMs que me ajudam com o KingJamesBrasil.
Além de mim, o @bron_br, o @renatolafuente, a Ana (@cavaliergirl_), o @gabrielkalkent, o @10TonSouza e a @anaa_carollinna.
Sigam o pessoal lá no Twitter.
Sem mais delongas, vamos as respostas que eles me deram durante o bate papo que tive com cada um deles.
1. Qual sua avaliação de rendimento do Cavs até agora?
Ana CavsGirl: Com todas essas mudanças no elenco e a chegada de jogadores novos, o cavs teve dificuldades para acostumar com essa nova essência do time. Sinto que agora estão se encaixando melhor, o entrosamento tem melhorado muito e vejo que o banco do cavs finalmente passa confiança aos torcedores. O dia que o banco combina muitos pontos o Cavs dificilmente perde tendo como principais destaques Wade, Korver e Green.
Ton: Mesmo com um elenco recheado de novas peças, acho que o rendimento do Cavs ainda está abaixo do esperado. Um time com LeBron, Love (na melhor temporada com noiz) sempre têm uma expectativa gigantesca. Espero que o time melhore muito nessa segunda parte da temporada.
Renato: dentro do esperado devido as lesões de diversos jogadores, a equipe possui muitos jogadores que chegaram nesse ano, então acredito que está dentro da normalidade. Quer dizer, até antes de IT e TT voltar, o time estava dentro da normalidade, nos últimos jogos foi um show de horrores...
Neto (@bron_br): Não vivemos um grande momento e isso está sendo claramente demonstrado nos números. Não sinto que exista coletividade em vários momentos, afinal, as ISOs tem sido a opção mais escolhida pela equipe. Defesa? Está péssima. Parece que falta vontade, incentivo. E, sinceramente, não consigo entender o porquê. Jogam em uma equipe que esteve nas últimas três finais e tem, na pior das hipóteses, o segundo melhor jogador de TODOS OS TEMPOS. Se isso, juntamente com os salários, não motivar, não sei o que motivaria.
Gabriel: De modo geral o time está bem, com todas as transações da off-season é bem compreensível o fato do time não ter se encaixado 100% ainda. Tendo em vista a volta de Isaiah Thomas, TT e agora D. Rose, é normal o time levar um tempo ainda maior para estabelecer uma química de um time disposto a chegar às finais. Mas em playoffs e tendo LeBron James em seu possível auge, tudo muda.
Ana Carolina: O time não está em uma “má fase” e sim com baixo rendimento. Mas isso são falhas desde temporadas passadas e que agora estão em mais evidencias devido todas as transições da off – season. A questão não é apenas as últimas derrotas que foram surras, mas sim como o time anda se comportando em quadra.
2. O que o Cavs pode fazer para melhorar esta temporada?
Arthur: Infelizmente, não tá dando certo. Primeiro, precisamos trocar alguns jogadores, trazer algumas caras novas, dar um ânimo novo. Após isso, melhorar a defesa, tentar trazer a vontade de jogar pra esse time. Precisamos mudar.
Ana CavsGirl: Não vejo a necessidade de trocas no momento, apesar de uma queda no rendimento do JR. É indiscutível que o Cavs necessita de uma melhora defensiva. Penso que, quando Shumpert voltar, essa melhora defensiva pode acontecer. Shumpert marca bem o perímetro apesar de ser muito precipitado no ataque, ele é necessário na marcação por não deixar espaços.
Ton: O grande X da questão do Cavs talvez seja comprometimento. Que o time tem talento isso é indiscutível, mas em alguns jogos parece que o time joga na marcha lenta com o pensamento de “ganhamos a qualquer momento”, isso costuma funcionar, mas exige muito mais esforço/minutos dos jogadores.
Neto (@bron_br): Trocas? Não sei, prejudicaria o entrosamento da equipe. O que eu acho, é que o time tem que começar a se preocupar tanto com a defesa quanto tem se preocupado em fazer pontos. Não adianta nada fazer 120 por jogo e tomar 121. Temos que fazer fazer boas partidas, mesmo que a vitória não venha, temos que manter o hábito de jogar bem, independente do resultado.
Gabriel: Melhorar o esquema tático defensivo e dar mais tempo de jogo a reservas prestativos como Frye, Calderón e Osman.
Ana Carolina: O Cavs precisa mudar seu sistema de rotação, para algo que funcione com o elenco que temos. Não adianta querer usar um sistema de rotação não adequado para os nossos jogadores (que na sua maioria), não são bons marcadores. O time precisa aprender a jogar atrás do placar sem ficar desesperado, pois o time começa a perder e todo mundo se individualiza invés de se unir.
3. Acha possível LeBron ganhar o prêmio de MVP e Wade como sexto homem?
Arthur: Sim, caso o time volte ao caminho das vitórias, LeBron e Wade (como aconteceu em dezembro) eram um dos melhores da Liga, comandavam o Cavs muito bem. Por causa das más atuações do time como um todo, os dois estão "correndo por fora", digamos assim. Se tudo voltar ao normal, não vejo porquê não os considerar fortes candidatos.
Ana CavsGirl: LeBron se reinventa a cada temporada. Melhor jogador da liga até o momento e o mais incrível é que as stats dele até o momento se comparam as stats da temporada em que ele foi MVP. Por ser um jogador completo e manter um padrão de qualidade de rendimento, seria ignorância dizer que ele não merece. Já o Wade, tenho minhas dúvidas. Ele tem algumas stats boas mas é o menos cotado. Sua vantagem é: apesar de oscilações no desempenho em pontos(comparado a outros "concorrentes", Wade mantém uma média significativa de assistências, rebotes, roubos de bola etc.
Ton: LeBron é o MVP da minha vida. A razão do meu amor pelo esporte. Ver que um cara 4x MVP, 3x FINALS MVP colocando os melhores números de sua carreira é algo simplesmente surreal. Acredito que se o Cavs conseguir boas vitórias na segunda metade da temporada o MVP tem dono.
Em relação ao Wade, acho que o Flash está na disputa, porém um pouco atrás do Smart, Lou Williams e Ginobili
Renato: sim, ambos têm ido muito bem, no entanto, tudo isso depende da campanha do Cleveland Cavaliers, teria que ser o melhor do Leste.
Neto (bron_br): Eu acho que ambos podem ganhar o prêmio sim. Porém, fica extremamente complicado opinar com essa fase. LeBron, por exemplo, que estava chutando 40% de 3 até o Natal, passou a chutar (de lá pra cá) 16% (salvo engano). Wade permanece sendo um grande jogador na segunda unidade, mas caiu também.
Gabriel: Sim! Se continuar com o que tava fazendo em dezembro, aquela fantástica temporada, é completamente possível e merecedor LeBron ganhar o prêmio de MVP. E sim, liderando a equipe reserva do Cavs ele tem boas chances de conseguir o prêmio de 6° homem. Claro, o time tá numa fase ruim, mas quando sair dela, as vitórias voltando, pode ter certeza que os dois são fortes candidatos.
Ana Carolina: LeBron está fazendo uma temporada fantástica. Incrível como ele se renova para cada temporada. Esse é o diferencial do LBJ, pois além do dom para o basquete, o cara não fica parado, cada temporada ele só evolui. Se o Cavs melhorar dessa “fase ruim”, acredito que sim, ele será MVP. O D-Wade mesmo arrastando a perninha, joga mais que muito novinho aí, e está sendo o grande acerto do Cavs vindo do banco, quem sabe isso não dê a ele o prêmio de 6º homem.
4. Baseado no que Lue vem fazendo, você demitiria ele ou não?
Arthur: Sim, mas não agora. Esperaria a temporada acabar. Apesar das raivas, Lue pode conseguir melhorar o time caso algumas trocas aconteçam. Os jogadores gostam dele, e isso pode causar algo ruim no elenco, principalmente pro LBJ, que gosta dele, e tem seu contrato terminando nessa offseason. Eu esperaria pra demitir na offseason, se o título não viesse, e daria a chance pra um treinador começar do começo, do início, da forma correta
Ana CavsGirl: Sinto que o Lue não tem autoridade e muito menos personalidade para comandar o time, na maioria dos jogos eu vejo ele perdido, não sabe pedir tempo, não organiza o time quando necessário... Complicado dizer que ele necessita de um novo técnico porque pode desencadear um conflito com Lebron etc, mas sim, acho que o Cavs seria mais feliz com outro coach.
Ton: Por mais instável que o time esteja uma mudança de técnico não creio que seja o ideal. Mudar uma ideologia, um método de trabalho no meio de uma temporada tão importante, pode piorar as coisas. Acredito no trabalho do Lue (já bloqueei amigos que não param de criticá-lo, salve Gatti) e é uma questão de tempo pro nosso Cavs voltar ao topo do mundo!!!
Renato: não, neste momento seria um passo atrás, vir outro técnico e tentar implantar a sua metodologia, não sei se há tempo hábil para que a equipe fique pronta até os playoffs.
Neto (@bron_br): Não acredito que uma troca de treinador resolvesse, apesar de entender que o Lue é fraco. O time merece alguém melhor, mas não é o momento de fazermos isso.
Gabriel: Sim! Já o defendi bastante, mas hoje, depois de consecutivas derrotas e seu discurso de que "o time é o mesmo, basta mais vontade", vejo que o melhor para a equipe é que ele saia. Fez muito para o time, mas chegou num ponto em que não consegue mais administrar a equipe, os minutos em quadra dos jogadores, e a defesa que vai de mal a pior.
Por fim, está perdido, aparentemente não tendo uma boa relação com os jogadores, então, por mais arriscado que pareça, o melhor é demiti-lo o quanto antes.
Ana Carolina: Sim! Sou grata por tudo que ele fez nas outras temporadas. Mas desde a metade do ano passado (2017) o Lue, vem demonstrando que não consegue mais administrar a equipe. E claramente a relação dele com o time está desgastada, o melhor para o time é ele fora.
Então foi isso, convidei alguns torcedores pra falar um pouco sobre o Cavs. Espero que vcs tenham gostado, valeu galera, abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário