Quando LeBron vai pro banco no 1ºQ, faltando algo em torno de 3 minutos pro fim do período, um membro do Coaching Staff do Cavs vem do vestiário da equipe até a quadra, mais precisamente até o banco, onde está o King.
O funcionário entrega pro LBJ um iPad.
No tablet contém os números do ataque, e as estatísticas do jogo. Com esse auxílio. LBJ consegue ver a forma que a defesa adversária tá jogando, e como o seu ataque está se saindo. Ele costuma utilizar esse recurso no final do 1ºQ, na metade do 2ºQ, e no final do 3ºQ.
"Eu gosto de ver como a defesa tá jogando contra mim, contra a gente", disse LeBron. "Observo os minutos que eu fiquei em quadra, pra que quando eu volte pra lá, eu possa fazer algo diferente pra ajudar o time, ou continuar fazendo o que deu certo. E assim, quando saio novamente no 2º período, eu posso ver se o que eu fiz deu certo ou não".
*As vezes LeBron não usa o iPad, como no jogo da semana passada, contra o Charlotte Hornets.*
O King está mais ou menos tirando vantagem da nova regra que permite as equipes usarem iPads com lances da partida. "Mais ou menos" porque LeBron não usa o iPad para ver os lances, e sim para ver números de eficiência, quantas vezes tal jogada foi usada e etc.
James é o único Cavalier a utilizar o recurso.
Os iPads podem ser usados pelos times desde a temporada 2012-13. Eles não tem conexão com a internet, então, caso você esteja se perguntando, os jogadores/membros da comissão técnica não usam o tablet pra ver emails, ou dar uma olhada no Instagram durante a partida.
Muitos times utilizam um pouco, como o Cavs. Mas tem times, como o Portland Trail Blazers, que utilizam bastante. E times que não usam nenhum, como o Hornets.
Steve Clifford, Coach do Hornets, explicou porquê não utiliza os tablets: "Não sou fã. Já usei algumas vezes, mas não sou fã. Acho que você pode ficar muito tempo olhando o que está no iPad."
Tyronn Lue, Coach do Cavs, não usa o recurso permitido pela Liga, e quando questionado, respondeu: "Eu não tenho tempo. Peço o timeout, deixo os jogadores beberem água e respirarem um pouco, enquanto converso com meus assistentes por alguns segundos, e já preciso ir falar com os jogadores, desenhar uma jogada. Não tenho tempo". Coach Longabardi, um dos assistentes de Ty Lue, comentou que os iPads foram mais usados durante as Finais deste ano, contra o Warriors.
O General Manager do Cavs, David Griffin, comentou que se a comissão técnica, e mais alguns jogadores utilizassem os tablets, os equipamentos de filme ficaro atrás do banco para que facilitasse esse recurso.
Por enquanto, só LBJ que usa os iPads.
"Gosto de ficar vendo os números no tablet, mas também fico acompanhando o jogo ao vivo", disse LeBron. "Vejo o que tenho que ver no tablet, e já levanto a cabeça pra acompanhar o que tá acontecendo naquele momento da partida."
"Isso é algo que só vai nos beneficiar. Estamos quase em 2017, temos que usar a tecnologia ao nosso favor. Se nós(jogadores) queremos usar os tablets para melhorar o nosso desempenho, a gente tem que ter isso à disposição".
Antes de usar o iPad, LeBron costumava a usar uma folha de papel para ver os números do jogo. Technology wins!